A Cartrom Embalgens pratica ações de responsabilidade socioambiental, gerando benefícios e segurança para todos os envolvidos que abrangem desde seus clientes, fornecedores e prestadores de serviços, passando pelos seus colaboradores e acionistas e beneficiando também o governo, o meio ambiente e a própria comunidade que o cerca.

A sua política socioambiental é sustentada pelos procedimentos da ISO 9001:2000, norma consolidada na empresa desde maio de 2001.

Para 2007, a empresa estará buscando a certificação da ISO 14.000, focada em questões relativas ao meio ambiente. Aliada a outras ações relacionadas ao tema, a empresa vem demonstrando um amadurecimento e garantindo uma evolução em todo o seu processo de gestão.

A Cartrom entende que praticar a responsabilidade sociambiental é estar alinhada com o desenvolvimento social e ambiental do país, buscando gerar reflexão e mudanças importantes para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Quadro de monitoramento dos impactos socioambientais

   
 

Insumos

Resíduo

Tratamento

  Papelão ondulado 100% reciclado. Refiles, sobras de chapas de papelão. Coleta do material através da empresa especializada, com licença ambiental.
  Poeira Vegetal Não prejudicial à saúde e prevenidos com equipamentos de proteção individual e normas NR 6, 7 e 9
  Tinta Não gera resíduo, pois sua formulação é à base de água, sem presença de metais pesados. Após o prazo de validade, a mesma retorna para o fornecedor para reprocesso, que nos reenvia o material posteriormente.
  Cola Não gera resíduo.
  Pallets de madeira Pallets quebrados Realizada devolução para que fornecedor os conserte.
  Plástico Sobras de plástico. Coleta do material através de empresa especializada, com licença ambiental.
  Detritos orgânicos Sobras de comida do refeitório
  Máquinas Ruído Plano de manutenção das máquinas
NR 7 E 9
 

Campanhas Sociais

Entendendo a necessidade de contribuir por um Brasil melhor, a Cartrom Embalagens iniciou em 2002 um programa de sensibilização das comunidades de Curitiba (PR) e Novo Hamburgo (RS), onde estão localizadas suas Unidades de Negócios. São realizados eventos periódicos visando atingir crianças de 0 à 14 anos.

Aqueça Uma Criança

A campanha de inverno Aqueça uma Criança é fruto do desejo de minimizar as necessidades básicas de crianças de 0 à 12 anos, vítimas de exclusão social. A campanha proporcionou a doação de cobertores para instituições carentes e demonstrou o sentimento de solidariedade e comprometimento com causas sociais por parte dos colaboradores Cartrom.

Este é um programa especial, desenvolvido com o objetivo de propiciar aos filhos de colaboradores e crianças convidadas de algumas instituições a oportunidade de participarem de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças. No evento, as crianças participam de um concurso para a criação do cartão de natal da Cartrom, através de pintura em papelão ondulado.