A virada de chave para a evolução do E-commerce

Artigos Técnicos • 31.01.2025

A virada de chave para a evolução do E-commerce

O mercado de e-commerce cresce a passos largos, mas o que muitos negócios enfrentam é um desafio crucial: como se destacar em meio à concorrência e atender às demandas dos consumidores modernos? Segundo pesquisas, até 2025, o setor deve movimentar mais de R$ 400 bilhões no Brasil. Nesse cenário, soluções inteligentes em embalagens surgem como um diferencial estratégico, melhorando a experiência do cliente e otimizando a operação logística.

Na Cartrom, estamos comprometidos em desenvolver soluções sob medida, que atendem às demandas específicas do comércio eletrônico e contribuem diretamente para o crescimento de nossos parceiros. Com um olhar constante para inovações tecnológicas e práticas eco-friendly, entregamos proteção de tempo e valor para que seus produtos cheguem ao consumidor final com segurança e estilo.

A satisfação do cliente é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Soluções de embalagens que melhoram a experiência do cliente podem aumentar o NPS e a fidelidade. Naturalmente a primeira preocupação das empresas é garantir que os produtos tenham a integridade assegurada ao chegar até o consumidor. Nosso alerta é que nessa preocupação residem riscos de desperdício de materiais, seja pela dificuldade em combinar o mix de produtos na etapa de separação, ou pela simples falta de revisões e aprimoramentos das instruções de separação.

As reclamações de clientes são uma fonte preciosa de informações para mapear as circunstâncias em que os problemas são mais recorrentes. Parece óbvio, não? Por isso precisa ser praticado! Uma vez que os modos de falha são identificados e priorizados, o caminho para soluções criativas estará pavimentado.

A embalagem pode ter um papel bastante relevante na experiência do cliente, e na construção da percepção de valor sobre a empresa. Por exemplo, o descarte de um volume grande de materiais como plástico-bolha, fitas adesivas, isopor, pode transmitir uma imagem de desperdício e desconexão com a sustentabilidade. Por outro lado, a busca constante por soluções amigas do meio ambiente não só ajuda a preservar o planeta, mas também pode ser um diferencial competitivo no momento de escolha do consumidor.

Nesse contexto, as jornadas de engenharia preventiva são ferramentas estratégicas para reduzir perdas e elevar da satisfação dos clientes. Para isso, os projetos de melhoria precisam ser orientados à melhor experiência do cliente através de projetos funcionais e econômicos, resultantes de lições aprendidas e inovações que inevitavelmente serão expandidas para outras linhas e fluxos operacionais.

Para que as iniciativas técnicas de melhoria preventiva sejam concluídas e gerem resultados efetivos, é fundamental respeitar os períodos de sazonalidade de cada negócio, e as prioridades da agenda interna da empresa. Combinar bem cronograma e etapas de aprovação é fundamental para evitar problemas e garantir a disponibilidade de produtos nos momentos certos.

São crescentes a demanda por entregas rápidas e a necessidade de integrar operações de lojas físicas e online para atender às expectativas dos consumidores. Em 2023, a varejista Target tornou-se um case quando implementou um serviço de entrega no dia seguinte utilizando suas lojas físicas como centros de distribuição para pedidos online e eliminando a separação entre os canais de venda. Em 2025, o prazo de entrega esperado é medido em horas, exigindo a disponibilidade de produtos numa cobertura geográfica significativa e ampliando o desafio de aumentar a eficiência sem elevar custos operacionais, aproveitando ao máximo a proximidade de lojas e centros logísticos em relação aos clientes finais.

Uma gestão de embalagens aprimorada oferece condições de padronizar os modelos de embalagens utilizados nas diferentes localidades consumidoras, além de facilitar a gestão de todo o painel de fornecedores. E quando essa biblioteca única é combinada com uma distribuição flexível e adaptável, os ganhos de eficiência, reduções do inventário, e aumento de disponibilidade são evidentes.

As otimizações do tempo e do espaço com simplificação e funcionalidade pode resultar em operações mais ágeis e econômicas, pois o negócio precisa estar preparado para responder aos períodos de maior dificuldade na previsão de demanda, garantindo que a operação continue eficiente mesmo em momentos de incerteza.

O planejamento de demanda nas empresas modernas é permeado por complexidades crescentes, e esse cenário é acentuado no comércio eletrônico em que os picos sazonais, como durante a Black Friday e o Natal, geram uma pressão significativa sobre a todas as etapas da entrega, o que pode comprometer os prazos e aumentar os custos de transporte, afetando a satisfação dos clientes.

Mesmo com o avanço das ferramentas matemáticas e softwares especializados impulsionados pela Indústria 4.0, a previsão de demanda continua sendo um desafio significativo devido às incertezas inerentes ao mercado. Tal dinâmica oferece desafios e oportunidades tanto na aplicação de modelos de nivelamento da demanda independente (originada do mercado e comportamentos dos consumidores) quanto o uso de ferramentas de planejamento de materiais e armazenagem.

A gestão integrada é um desafio, pois áreas como marketing, vendas, compras, suprimentos, comércio exterior, logística e transportes precisam colaborar estreitamente para alinhar a oferta e a demanda, visando atender às necessidades do mercado de maneira eficiente.

Para dar um exemplo dos aspectos imponderáveis que afetam o comportamento de demanda, é impressionante como Influenciadores digitais podem afetar de maneira caótica o consumo de famílias específicas de produtos, e consequentemente de embalagens. Estar preparado para essas variações pode ser um diferencial estratégico.

Parte da solução para garantir a flexibilidade operacional e absorver as oscilações de consumo é a modelagem de supermercado de embalagens, revisado e aprimorado constantemente de acordo com os períodos de consumo específicos para cada negócio, sejam datas comemorativas, estações, ou períodos de lançamento de novos produtos.

Por aprendermos constantemente com as nuances e características específicas desse segmento, estamos prontos para ajudar sua marca a se destacar no mercado online. Entre em contato para descobrir como nossas soluções de embalagens podem impulsionar seu negócio.

Referências:

https://blog.imam.com.br/aproveitando-o-tempo-e-o-espaco/

https://blog.imam.com.br/omnichannel-distribuicao-criativa/

https://blog.imam.com.br/desafios-planejamento-demanda/

https://blog.imam.com.br/sazonalidade-last-mile/

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