Confraternizações conscientes: pequenas ações, grande impacto

Institucional • 27.11.2024

Confraternizações conscientes: pequenas ações, grande impacto

Estamos chegando ao final de mais um ano e, em momento como este, refletimos sobre tudo o que passamos: nossas conquistas, nossas frustações, objetivos realizados e aqueles que não conseguimos concretizar. É um período individual, de avaliação. É um momento de esperança, renovação e mudanças.

O final do ano é, também, uma época de muitas celebrações e festividades: encontros de família, da empresa, de grupos de amigos, da escola dos filhos. São eventos de confraternizações, cheios de alegrias e recheados de boas risadas. Geralmente são ocasiões de almoços ou jantares e onde ocorrem trocas de presentes, sejam estes de rituais como amigos secretos ou simplesmente para fazermos um mimo para alguém muito querido.

Mas você já parou para pensar no impacto ambiental que essas tradições podem causar? Nestes momentos, há um considerável aumento no consumo de embalagens, muitas delas produzidas com materiais de origem fóssil, além de utensílios de decorações que logo são descartáveis. O desperdício de alimentos gera toneladas de resíduos em curto espaço de tempo (clique aqui para saber mais).

Entretanto, por outro lado, com algumas mudanças de comportamento e aplicando algumas práticas sustentáveis, podemos transformar este período em uma oportunidade para cuidar do meio ambiente, sem perder o encanto da celebração e a essência da confraternização, tão marcantes nestas ocasiões.

A Cartrom, referência em soluções de embalagens sustentáveis que reforça o seu compromisso com o meio ambiente, compartilha algumas iniciativas que você pode adotar durante as festividades deste final de ano e que farão a diferença para o planeta:

  • Crie com papelão ondulado: ele é um produto sustentável por natureza e muito versátil, permitindo, assim, criar uma infinidade de coisas lúdicas e criativas, como casinhas para brincar, jogos de tabuleiros personalizados, máscaras e fantasias, instrumentos musicais e móveis em miniaturas. Estimule a sua imaginação e mãos à obra.
  • Decorações sustentáveis: decorar os ambientes para o Natal é uma tradição de muitas famílias, mas isso não precisa gerar resíduos desnecessários. Invista em decorações feitas de materiais naturais, como papel ou tecido, que podem ser reutilizadas por anos. Além disso, escolha enfeites recicláveis ou biodegradáveis, substituindo itens de plástico descartável. Utilize galhos, pinhas, frutas secas e flores. Desligue as luzes de decoração, quando não estiverem em uso.

Uma ótima ideia é transformar embalagens de papelão ondulado em enfeites personalizados. Elas podem ser pintadas, dobradas e reutilizadas para criar peças decorativas ou até cenários natalinos.

  • Embalagens sustentáveis para presentes: os presentes são símbolos de carinho, mas o excesso de embalagens plásticas muitas vezes contradiz o espírito de cuidado e generosidade. Uma solução simples é priorizar a utilização de embalagens sustentáveis, como sacolas de papel reciclado ou caixas de papelão ondulado personalizadas.  Elas são opções que unem funcionalidade com o compromisso ambiental, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

Além disso, escolha presentes feitos à mão, de empresas locais ou que utilizem matérias sustentáveis. Pensem, também, em experiências, como um jantar ou um passeio, que não geram resíduos.

  • Atividades de voluntariado: ao invés de focar apenas em presentes, que tal envolver os amigos e a família em ações sociais? Doações ou voluntariado em abrigos e instituições devem fazer parte dessa época de generosidade.
  • Reduzindo o desperdício de alimentos: a ceia é um dos momentos mais aguardados das festas de fim de ano, mas também pode ser uma das maiores fontes de desperdício. Planeje o cardápio de forma consciente, evitando excessos e priorizando alimentos com ingredientes locais e sazonais. Reduza o uso de produtos embalados e dê preferência a comida caseira. Sobras podem ser aproveitadas em receitas criativas, reduzindo significativamente o descarte.
  • Separação responsável dos resíduos:após as celebrações, a separação correta dos resíduos gerados é essencial. As embalagens de papelão ondulado utilizadas como embrulho dos presentes são uma ótima opção para esta finalidade, promovendo o ciclo sustentável de reciclagem através da logística reversa e da economia circular, descartando nos locais específicos. Além disso, estará destacando a importância de transformar resíduos em recursos.

Sustentabilidade e celebrações podem caminhar juntas e fazer uma grande diferença quando somadas, transformando as festas de fim de ano, também, em uma grande oportunidade para cuidarmos do planeta, através de ações simples, mas que causam um impacto muito relevante e significativo.

A Cartrom apoia estas e tantas outras iniciativas que tenham o objetivo de  preservar o meio ambiente. Ao unirmos a tradição com a responsabilidade, podemos criar um legado verde para as futuras gerações, protegendo a evolução de todos.

Vamos juntos fazer a diferença?

Assine a nossa newsletter e receba novidades direto no seu e-mail.

Fale Conosco

Deixe seus dados e teremos o prazer em tirar qualquer dúvida sobre nossos produtos.

Novos negócios: (51) 99761-1409
Assuntos em geral: (41) 3204-6900
Unidade de Negócios PR
Rua Sylvano Alves da Rocha Loures, 488 Rivieira - Curitiba - PR
CEP: 81290-030
(41) 3204-6900 Como chegar
Unidade de Negócios RS
Rua Alfredo Robinson, 110
Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93608-120
(51) 2160-8900 Como chegar