Geopolítica, descarbonização e o programa Mover dominaram os debates no seminário Megatendências 2025

Eventos • 14.04.2025

Geopolítica, descarbonização e o programa Mover dominaram os debates no seminário Megatendências 2025

Nos dias 8 e 9 deste mês, aconteceu o Seminário Megatendências, promovido pela AutoData. O evento reuniu os principais líderes das cadeias de fornecimento, produção e energia — em todos os seus níveis — além de entidades e especialistas do setor automotivo.

Um dos principais temas discutidos neste ano foi a geopolítica e seus possíveis impactos para o setor, especialmente a partir das tarifas recíprocas impostas pelo governo americano. A maioria dos especialistas presentes adotou uma postura cautelosa, destacando que ainda é cedo para diagnósticos definitivos, já que o cenário é recente e tende a evoluir. Apesar disso, há uma avaliação otimista: mesmo o Brasil tendo sido alvo dessas tarifas, elas foram menores em comparação a outros países, o que pode favorecer um aumento nas exportações brasileiras para o mercado norte-americano. Por outro lado, uma eventual recessão global também poderia afetar negativamente a economia brasileira. 

Outro tema amplamente explorado foi a descarbonização de veículos, ou seja, a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis. O debate contou com autoridades altamente qualificadas, como Luciano (da UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), Pablo Di Si (consultor e conselheiro empresarial), Gonçalo Pereira (da Unicamp) e Christopher Podgorski (da Scania Latin America). Este último, inclusive, cunhou uma frase marcante:
O futuro não é elétrico, ele é eclético” — reforçando a ideia de que o verdadeiro inimigo a ser combatido é a emissão de carbono, independentemente da tecnologia utilizada.



No contexto brasileiro, onde a agricultura é uma vocação econômica natural, a produção de etanol, biometano e outros combustíveis verdes extraídos da cana-de-açúcar, milho e resíduos orgânicos se mostra uma solução altamente viável. Assim, o veículo híbrido movido a etanol e biometano foi apontado como a aposta mais promissora para a indústria automotiva nacional.

Outro ponto de destaque — também abordado na edição de 2024 — foi o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), lançado em 2023 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A iniciativa tem como objetivo estimular a descarbonização da frota automotiva brasileira. O debate se concentrou principalmente na demora da regulamentação, especialmente no que diz respeito ao IPI Verde, o que vem dificultando a tomada de decisão das montadoras e atrasando investimentos no setor. 

Os temas mais atuais e relevantes do setor estiveram em pauta no Seminário Megatendências 2025 — e a Cartrom, mais uma vez, esteve presente como uma das apoiadoras do evento. Nossa participação em ecossistemas como esse reforça nosso compromisso com a inovação e o conhecimento, contribuindo para a proteção e a evolução contínua do setor automotivo.

Assine a nossa newsletter e receba novidades direto no seu e-mail.

Fale Conosco

Deixe seus dados e teremos o prazer em tirar qualquer dúvida sobre nossos produtos.

Novos negócios: (51) 99761-1409
Assuntos em geral: (41) 3204-6900
Unidade de Negócios PR
Rua Sylvano Alves da Rocha Loures, 488 Rivieira - Curitiba - PR
CEP: 81290-030
(41) 3204-6900 Como chegar
Unidade de Negócios RS
Rua Alfredo Robinson, 110
Rincão dos Ilhéus - Estância Velha - RS
CEP: 93608-120
(51) 2160-8900 Como chegar