Tendências de consumo para 2025

Artigos Técnicos • 20.02.2025

Tendências de consumo para 2025

A NRF (National Retail Federation) é uma das maiores e mais importantes conferências de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York. Este evento reúne líderes e especialistas da indústria para discutir tendências, inovações e estratégias que estão moldando o futuro do varejo. O Painel ABRE Pós NRF 2025 trouxe os principais insights e aprendizados da conferência para a realidade brasileira, ajudando empresas locais a se prepararem para o futuro do setor.

As palavras de ordem observadas durante a última edição foram:

✅ Tecnologia e uso da IA

✅ Humanidade e Cultura

✅ Sustentabilidade

Será um desafio e uma busca frequente conectar essas dimensões para proporcionar uma experiência encantadora ao consumidor. A proposta é sair da mentalidade de vender um produto e oferecer experiências mais completas, combinando novos elementos e explorar novas percepções durante consumo. As empresas mais bem-sucedidas nessa jornada são aquelas que implementam essa entrega única de valor com consistência.

No contexto tecnológico, podemos destacar os desafios de aplicabilidade:

✅ Uso de tecnologias para tornar as embalagens mais funcionais

✅Uso de dados para melhorar logística e abastecimento, e personalizar a experiência do cliente.

✅ Transformação digital e ominicanalidade atuando de maneira integrada para acelerar a conexão com o consumidor.

Cada vez mais, os consumidores estão preocupados com questões que vão além dos pontos de venda. Querem conhecer e auditar o propósito, a visão de futuro, a coerência das marcas que lhe ofertam produtos e serviços. Esperam facilidade, praticidade e conveniência sem fricção, ou seja, sem atritos. Desejam experiências personalizadas, que só são possíveis quando o cliente percebe que seus desejos e dores são conhecidos e atendidos.

É difundido amplamente que Sustentabilidade e Circularidade são pautas relevantes para os novos consumidores. Se esses vetores não fizerem parte das jornadas de desenvolvimento de embalagens, as chances de sucesso serão reduzidas drasticamente.

O que isso quer dizer? Quer dizer que os consumidores percebem valor em embalagens ecológicas, funcionais, inteligentes com tecnologia e com redução de desperdício.

Embalagens ecológicas: implementação de embalagens biodegradáveis e recicláveis.

A preocupação com o meio ambiente é um dos principais motores da mudança na indústria de embalagens. Em 2025, espera-se que a busca por soluções sustentáveis seja ainda mais intensa. Materiais reciclados, biodegradáveis e compostáveis serão cada vez mais utilizados, impulsionados pela crescente conscientização dos consumidores e pela legislação mais rigorosa.

Em pesquisa recente divulgada pelo Instituto de Embalagens, 80% dos entrevistados já implementam a aplicação de materiais reciclados em suas embalagens, porém apenas 17% já conseguiu superar a proporção de 80% desse uso.

Um artigo publicado recentemente pela Empapel aponta que 87% do que se produz em papelão ondulado, cartão de embalagens de líquidos e sacos são recuperados depois do consumo, de modo que 70% das embalagens de papelão ondulado brasileiras são produzidas com fibras recicladas. Esse panorama reforça a relevância do ecossistema de embalagens de papelão ondulado e seu alinhamento com a necessidade de proteção de produtos de maneira ecológica.

Design funcional e inovador, com um bom toque de minimalismo. Além de protegerem o produto, embalagens funcionais e inovadoras melhoram a experiência do usuário, facilitando o uso e o armazenamento. Afirma-se que 80% dos problemas de uma embalagem podem ser resolvidos na etapa de definição do conceito, ou seja, no planejamento. E, para que os fundamentos de ECO Design sejam aplicados efetivamente, é mister observar com atenção e respeitar a fase de ideação. Se você trabalha na área de engenharia de embalagens, é bastante provável que já tenha se perguntado por que o projeto da embalagem de transporte, ou até mesmo a primária, não foi contemplado no cronograma de lançamento do produto, antes do início de produção em vida-série.

Tecnologia integrada a funcionalidades e comunicação de marca. O uso de embalagens inteligentes já é uma realidade, incorporando QR codes ou NFC para fornecer informações adicionais ao consumidor, como origem do produto, dados de monitoramento do ciclo de vida e validade, instruções de uso ou promoções especiais. A apresentação de contextos, o chamado storytelling, pode exercer um papel excepcional na formação do imaginário e na percepção do valor de marca. Naturalmente, aqui vale um alerta importante: é fundamental que a comunicação seja amigável ao consumidor.

Redução do desperdício com ênfase em embalagens projetadas para minimizar o desperdício, seja por meio de designs que utilizam menos material ou pela promoção de refis e reutilização pós-consumo.

Dos 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis produzidos anualmente, apenas 4% são reciclados no Brasil, taxa de reciclagem significativamente inferior à de países vizinhos e outras nações emergentes. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) surgiu em 2022 como uma estratégia importante para mudar esse cenário, com metas ambiciosas para aumentar a valorização dos resíduos e reduzir o impacto ambiental. Para que esses objetivos sejam alcançados, será fundamental investir em infraestrutura, políticas de incentivo e conscientização da população sobre a importância da reciclagem e do descarte correto dos materiais.

Por que isso importa pra Cartrom?

Para a Cartrom, a circularidade e o manejo sustentável estão no centro de nossa atuação. Nossas embalagens são projetadas com foco no uso consciente, utilizando materiais sustentáveis ​​de sua fabricação. Além disso, ao iniciar a jornada de encantamento do cliente, buscamos ouvi-lo ativo, entendendo como a embalagem será utilizada e por onde ela circula, garantindo uma solução alinhada às suas necessidades e ao compromisso com a sustentabilidade."

O futuro é sustentável – e começa agora. Não fique para trás!

Referências:

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